Porto Feliz, SP

Porto Feliz, SP

Ficha técnica

Área do terreno
20.714,18 m²
Área construída
1.880,50 m²
Conclusão
2011

Projeto

Arquitetura
Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Equipe
Aline Bianca de Almeida, Daniel Vannucchi, Edgar Murata, Jaime Cunha Junior, Henrique de Carvalho, Paula Tega
Interiores
Bernardes + Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)
Equipe
Debora Stefanelli
Iluminação
Lightworks
Paisagismo
Fernando Chacel
Fotos
Leonardo Finotti
2008_residencia_bv_2
2008_residencia_bv_3
2008_residencia_bv_4

Inserida em um grande terreno, cercado por um campo de golfe, esta casa foi projetada para uma família de São Paulo passar os finais de semana.

Em função da amplidão do terreno e das distancias dos marcos visuais da paisagem, como lagos e cadeias de montanhas, optamos por uma casa térrea, bastante “espalhada”. Com isso, procuramos a maior ocupação possível da área, induzindo os moradores e seus visitantes a circular e aproveitar toda a propriedade.

A casa é dividida em blocos com funções bastante específicas. O principal deles abriga a área social, entre a área íntima e a de lazer. A ala dos empregados encontra-se junto ao acesso e pátio de estacionamento, ligado ao restante da casa através de uma pérgula translúcida.

Uma característica marcante deste projeto é o fato de termos usado ângulos não ortogonais a fim de orientar a vista e tornar menos rígido tanto o espaço construído quanto o não construído.

2008_residencia_bv_5
2008_residencia_bv_6
2008_residencia_bv_7
2008_residencia_bv_13
2008_residencia_bv_12
2008_residencia_bv_08
2008_residencia_bv_15

Os três eixos de composição do projeto são marcados por muros de pedra de quase um metro de espessura. A circulação da casa é toda feita junto a esses muros, protegidos por pérgulas translúcidas, dando a sensação de se estar ao ar livre.

O bloco dos quartos possui um fechamento em painéis de correr de madeira que embute o beiral e a varanda, tornando esse espaço hora interno, hora externo, porém sempre protegendo as esquadrias do sol e da chuva.

O bloco social é marcado por uma cobertura inclinada toda revestida de madeira, também com a intenção de induzir a vista e ganhar amplidão através do pé direito alto.

O bloco de lazer é constituído de home theater, sala das crianças, lavabo, saunas úmida e seca e vestiário. O mesmo foi mimetizado no relevo do terreno a fim de diminuir o volume da casa, sendo visualmente constituído apenas pelo muro de pedra ao fundo da piscina.

2008_residencia_bv_11
2008_residencia_bv_10
2008_residencia_bv_09
2008_residencia_bv_implantacao
2008_residencia_bv_terreo
2008_residencia_bv_cortes
2008_residencia_bv_fachada