Residência GS | Itu, SP | 2011 - 2013

Ficha Técnica

Área Total: 5050 m²

Área Construida: 1190 m²


De tempos em tempos clientes nos demandam residências com telhado tradicional com cumeeira, beiral e telhas cerâmicas. Uma casa de campo moderna com cara de fazenda brasileira. Resumidamente, esse foi o pedido de um jovem e simpático casal de São Paulo para sua casa de campo à uma hora da cidade.  

Ao contrario do que possa parecer, a contradição do vocabulário colonial brasileiro com os conceitos contemporâneos de arquitetura nos instiga a promover esse casamento. Desta forma, telhas, muros de pedra, estrutura em madeira, fechamentos em veneziana, pisos em granito serrado e tábuas corridas convivem com altos pés direitos, grandes portas de vidro, beirais ampliados, cômodos em balanço e independentes da esbelta estrutura.

A entrada da casa é marcada por um grande jardim interno banhado de luz natural que atua como pulmão da construção e é responsável pela distribuição dos fluxos para as áreas intimas que se faz através de escadas que vencem meio nível. Sala e varanda são ambientes contíguos e diretamente abertos ao jardim e piscina voltados para a mata. Áreas da sauna, ginástica, home theater e serviços estão disfarçadas nos desníveis da topografia tornando a construção visivelmente mais enxuta e leve.


Créditos

Escritório:
Jacobsen Arquitetura

Autor:
Paulo e Bernardo Jacobsen

Arquiteto Coordenador:
Fabiana Porto, Marcia Bontempo, Marina Nogaró, Rafael Henrique de Oliveira

Equipe:
Christian Rojas, Daniel Vannucci, Edgar Murata, Gabriel Bocchile, Henrique Carvalho, Marcela Siniauskas e Ricardo Luna.

Interiores:
Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas)

Equipe (Interiores):
Debora Stefanelli e Priscilla Martins

Paisagismo:
Gil Fialho

Iluminação:
Lightworks

Fotos:
Leonardo Finotti